Contabilidade para psicólogos, fique por dentro!

Contabilidade para psicólogos, fique por dentro!

Autor
Contabiliza
Data
Categoria
Compartilhar

Os Psicólogos podem atuar como Pessoa Física, no entanto, isso não quer dizer que ele não tenha que pagar impostos, que por sinal, são considerados percentuais mais elevados nesse caso.

Além disso, psicólogos não podem atuar como MEI, ou seja, é necessário tomar muito cuidado no processo de abertura de empresa. Por esse motivo, o ideal é buscar o auxílio de uma contabilidade especialista que possa te orientar.

Você tem dúvidas de como é feita a contabilidade para esse ramo de atuação?

Para responder a essas dúvidas, a Contabiliza Express elaborou esse artigo bem detalhado com as etapas importantes para esses profissionais atuarem dentro da legislação.

Qual é o melhor tipo de empresa para um psicólogo?

Muitas perguntas são encontradas na internet a respeito da contabilidade para psicólogos, entre elas:

1- Psicológicos precisam de contabilidade?

2- Psicólogos podem ser MEI?

3- Qual o melhor tipo de empresa para psicólogos?

Para melhorar o seu entendimento sobre essas dúvidas, vamos responder as perguntas e exemplificar melhor como o psicólogo pode exercer sua função dentro do que pede a legislação brasileira para manter as obrigações em dia.

1- Os psicólogos precisam de contabilidade?

Os psicólogos podem atuar como Pessoa Física, no entanto, isso não quer dizer que ele não tenha que pagar impostos, que por sinal, são considerados percentuais mais elevados nesse caso.

A contabilidade para psicólogos pessoa física envolve uma cobrança de 20% de INSS, sem mencionar o IRPF ( Imposto de Renda Pessoa Física) que pode chegar a 27,5% sobre o faturamento.

Os valores são apenas bases, isso quer dizer que podem variar de acordo com o rendimento mensal/anual. Portanto, é fundamental ter a assessoria de uma contabilidade para realizar esses cálculos de maneira correta.

Mas, e com relação à contabilidade para psicólogos pessoa jurídica? O que muda?

Os psicólogos que optam por abrir uma empresa conseguem ter acesso a mais vantagens. Por isso, é considerado a melhor opção para os empreendedores dessa área.

Para obter um CNPJ, o psicólogo tem acesso a 3 regimes tributários, são eles:

Lucro Real;

Lucro Presumido;

Simples Nacional;

A escolha do tipo de tributação é muito importante, por isso, a contabilidade para psicólogos nesse caso, é extremamente necessária. Afinal de contas, isso vai afetar de maneira direta sobre as alíquotas que a empresa vai pagar, bem como todas as obrigações que devem ser cumpridas junto ao Governo Municipal, Estadual e Federal.

Diante disso, o contador é um grande aliado da empresa e pode assessorar o empreendedor em todas as questões burocráticas.

Em contrapartida, os psicólogos conseguem atuar dentro da lei com melhores alíquotas e outros benefícios como empresa.

2- Os psicólogos podem ser MEI?

Psicólogos não podem ser MEI.

Essa profissão não consta na lista disponibilizada pelo Governo Federal. Nesse caso, a regra é bem clara com relação a formações de nível técnico, cursos superiores e diplomas específicos que não podem aderir a esse modelo de empresa.

Por isso, é importante procurar uma contabilidade para psicólogos para dar início ao processo de abertura de empresa escolhendo outros tipos de natureza jurídica.

3- Qual o melhor tipo de empresa para psicólogos?

 Existem muitos modelos de empresas no Brasil, a boa notícia é que certamente um deles vai atender as necessidades específicas do profissional. Entenda!

– IE – Empresário Individual – Essa é uma opção para psicólogos que desejam atuar sem sócios. Não há capital mínimo exigido.

Nessa modalidade, o sócio terá responsabilidade ilimitada em relação à empresa, ou seja, caso haja dívidas na pessoa jurídica, serão usados recursos da pessoa física para quitar.

– EIRELI– O especialista da contabilidade para psicólogos pode sugerir esse tipo de empresa para separar o patrimônio de pessoa física dos patrimônios da empresa.

No entanto, para abrir uma EIRELI, é necessário investir um capital social correspondente a 100 salários mínimos vigentes. Pode não ser uma opção vantajosa em alguns casos. Esse ramo já foi suspenso pela Receita Federal, então para abertura de empresas, não é mais utilizado.

– SLU – Sociedade Limitada Unipessoal – Empresa formada somente por um sócio, nesse caso o psicólogo terá a oportunidade de aproveitar os benefícios de uma natureza jurídica que protege o patrimônio pessoal e ainda, não exige capital mínimo.

– Sociedade Limitada – Geralmente não é uma opção muito utilizada na contabilidade para psicólogos para quem deseja atuar sozinho. Nessa natureza jurídica é preciso ter sócios para que seja consolidada a abertura.

Os sócios têm uma responsabilidade limitada às suas cotas, somente em alguns casos respondem com seu patrimônio pessoal.

Devido a essas particularidades de cada natureza, é fundamental que a contabilidade para psicólogos seja bem orientada pelos profissionais contadores. Esses profissionais criam um plano para saber qual é o melhor tipo de empresa para cada caso, sempre levando em conta as especificidades de cada negócio.

Ficou com dúvida em como abrir um CNPJ para terapeuta? A Contabiliza Express tem especialistas prontos para te dar o suporte que você precisa.

Sobre a Contabiliza Express

A Contabiliza Express foi fundada e pensada para a necessidade contábil de pequenos e médios negócios que precisam de um contador sem as burocracias de uma contabilidade tradicional.

Possuímos um sistema 100% online e digital que garante praticidade e facilidade nos processos contábeis de empresas como a sua!

Contamos com diversos planos com valores acessíveis e que cabem no orçamento da sua empresa.

Saia já da burocracia e venha ser Express você também.


Fale com nossos
especialistas

Seja qual for a fase que seu negócio esteja, a Contabiliza Express tem o serviço ideal para te ajudar.