
Criptomoedas: O que são, como investir e curiosidades
Compartilhar
Cada vez mais se fala sobre criptomoedas e sobre as suas vantagens. Mas afinal, o que elas realmente são? Como utilizá-las da maneira correta? Elas estão relacionadas a algum banco físico?
O QUE SÃO CRIPTOMOEDAS?
A criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não depende de bancos físicos para validar as transações. Este sistema permite que qualquer pessoa envie e receba pagamentos de qualquer lugar, sem muita burocracia.
Em vez do dinheiro físico que é utilizado no mundo real, os pagamentos em criptomoeda existem unicamente como entradas digitais em um banco de dados virtual que detalha as transações.
É quase impossível falsificar uma criptomoeda, já que elas são protegidas por criptografia.
COMO INVESTIR EM CRIPTOMOEDAS?
Existem algumas formas de investir em criptomoedas. É possível comprar cotas de fundos de criptomoedas, negociá-las diretamente em uma corretora especializada (também conhecida como exchange), aceitando as moedas digitais como pagamento em algum negócio ou ainda minerando.
Os especialistas alertam: esteja atento às oscilações dessa moeda, com quedas e altas diárias, e não invista mais do que 5% do patrimônio.
Caso deseje o serviço de uma corretora, que faça o intermédio dessas transações, você vai precisar atender a requisitos geralmente cobrados no mercado financeiro comum.
CURIOSIDADES
1 – Existem milhares de moedas além do Bitcoin. Embora tenha sido a primeira, existem hoje mais de 1.600 moedas digitais similares listadas no Coin Market Cap.
2 – Se o Bitcoin fosse uma empresa, ele valeria o mesmo que a soma das empresas Nike, Coca-Cola e Unilever.
3 - Criptomoedas são uma espécie de recompensa. Elas são baseadas na blockchain, um sistema de verificação em rede que checa a validade das transações. Essa checagem requer cálculos matemáticos complexos realizados por computadores potentes e, muitas vezes, especializados. Ao realizar a tarefa, as máquinas recebem moedas como recompensa pelo trabalho. Essa atividade é chamada de mineração.
4 – Se você possui moedas virtuais acima de R $5 mil você tem que declarar no seu Imposto de Renda. As criptomoedas devem ser declaradas como se fossem um bem, como uma casa, um carro ou uma aplicação financeira.
Se estiver com dúvida em como declarar as criptomoedas no seu Imposto de Renda, entre em contato com a Contabiliza Express. Nós vamos te ajudar com a agilidade e a eficiência que só quem é especialista no assunto possui.
Sobre a Contabiliza Express
A Contabiliza Express foi fundada e pensada para a necessidade contábil de pequenos e médios negócios que precisam de um contador sem as burocracias de uma contabilidade tradicional.
Possuímos um sistema 100% online e digital que garante praticidade e facilidade nos processos contábeis de empresas como a sua!
Contamos com diversos planos com valores acessíveis e que cabem no orçamento da sua empresa.
Saia já da burocracia e venha ser Express você também.