
Previdência Social
Compartilhar
A criação dessa legislação foi e é fundamental para garantir direito aos trabalhadores de se aposentarem no futuro e também terem renda em caso de problemas de saúde.
Mais de 30 milhões de benefícios são pagos todo mês
O número corresponde a cerca de R$ 34 bilhões em pagamentos ao mês. O valor inclui salários-maternidade, aposentadorias, seguro-desemprego e pensões.
Barcos funcionam como Agência da Previdência Social na região Norte
Existem inúmeras agências da Previdência espalhadas no Brasil, mas na região norte você encontra 5 que também são barcos! Os PrevBarcos possuem um roteiro a ser seguido e levam os serviços do INSS às comunidades ribeirinhas.
O primeiro esboço do sistema previdenciário surgiu há mais de 100 anos
58 anos antes da criação da nossa Previdência (que já tem 30 anos) uma Caixa de Aposentadoria e Pensões foi elaborada para empregados de ferrovias, por meio do Decreto 4.682/1923, a Lei Elói Chaves.
O que é Previdência Social?
Previdência Social é o seguro social que substitui a renda do segurado-contribuinte quando ele perde sua capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente de trabalho, velhice, maternidade, morte ou reclusão.
Beneficiários são os segurados e seus dependentes.
Segurado é qualquer pessoa que exerça atividade remunerada e contribua para a Previdência Social. Aqueles que não exercem atividade remunerada, como estudantes maiores de 16 anos e donas de casa, também podem contribuir para a Previdência Social, facultativamente.
Segurados obrigatórios são todos os trabalhadores urbanos e rurais que exercem atividades remuneradas não sujeitas a regime próprio de previdência social (dos servidores públicos), a partir dos 16 anos de idade. São eles: empregados com carteira assinada, domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais (empresários e autônomos) e especiais (trabalhadores rurais em regime de economia familiar).
Em suma, a Previdência Social é um seguro social adquirido por meio de uma contribuição mensal que garante ao segurado uma renda no momento em que ele não puder trabalhar.
Todo trabalhador com carteira assinada está automaticamente filiado à Previdência Social. Os trabalhadores autônomos e os empresários são contribuintes individuais. E mesmo quem não tem renda própria – como estudantes, donas de casa e desempregados – pode pagar como contribuinte facultativo para ter direito aos benefícios.
Mas não se esqueça: para ter direito aos benefícios, você precisa estar inscrito no INSS e manter suas contribuições em dia. A Contabiliza Express auxilia você e a sua empresa com todas as sua dúvidas e necessidades em relação ao INSS.
Sobre a Contabiliza Express
A Contabiliza Express foi fundada e pensada para a necessidade contábil de pequenos e médios negócios que precisam de um contador sem as burocracias de uma contabilidade tradicional.
Possuímos um sistema 100% online e digital que garante praticidade e facilidade nos processos contábeis de empresas como a sua!
Contamos com diversos planos com valores acessíveis e que cabem no orçamento da sua empresa.
Saia já da burocracia e venha ser Express você também.