
Saiba tudo sobre contabilidade para advogados
Compartilhar
Já se foi o tempo em que um advogado precisava apenas conhecer a lei, a doutrina e a jurisprudência. Hoje, para exercício da atividade advocatícia, são desejáveis (ou até necessárias) muitas outras competências e conhecimentos, como a contabilidade para advogados.
A verdade é que a maioria dos advogados nunca teve contato, na faculdade ou fora dela, com a área de contabilidade.
Acompanhe até o fim e descubra porquê e como você deve desenvolver conhecimento básico na área contábil para alcançar ainda mais sucesso na advocacia!
Como direito e contabilidade se relacionam
Existem muitas maneiras pelas quais podemos traçar uma relação entre Direito e contabilidade. Talvez a mais óbvia seja a importância para o Direito Tributário, porque afeta diretamente a maneira como tributos incidem sobre pessoas físicas e jurídicas.
Porém, as aproximações não acabam aí.
O Direito Empresarial rege a vida das empresas e a contabilidade é um dos aspectos mais importantes da gestão de qualquer negócio, assim como o Direito Penal prevê sanções pelos ilícitos que envolvem fraude contábil. Por outro lado, o Direito de Família precisa de demonstrativos contábeis para questões de partilha de bens.
E a relação mais importante está na base: a própria gestão do escritório de advocacia envolve contabilidade. Portanto, o profissional precisa desenvolver e utilizar conhecimentos e habilidades na área, para cuidar melhor das finanças de seu escritório e mantê-lo em dia com suas obrigações fiscais.
Qual o primeiro passo da contabilidade para advogados?
O primeiro passo da contabilidade para advogados é construir as fundações.
Há dois pontos principais: um é aprender a matemática financeira, utilizada para os cálculos dos valores contábeis. E o outro é entender os conceitos essenciais, como passivo e ativo, ativo imobilizado, custo e despesa.
Como realizar o controle financeiro
A contabilidade depende completamente do controle financeiro. Afinal, colocando de maneira bem simplificada, é por meio dele que se fará o registro das atividades e da situação financeira de uma pessoa, física ou jurídica. Sem o controle, portanto, não há contabilidade.
Antigamente, esse trabalho era feito a mão. Com a evolução tecnológica, nós já contamos com alternativas muito mais práticas e eficientes: planilhas, softwares específicos, aplicativos para dispositivos móveis.
Você deve fazer o controle de maneira consistente; a cada entrada ou saída de recursos, registrar a informação correspondente da maneira mais precisa e detalhada possível.
Simples Nacional para advogados
Um dos tipos de enquadramento que você pode adotar para o seu escritório de advocacia é o Simples Nacional. Já ouviu falar dele?
O Simples Nacional é um tratamento tributário simplificado para micro e pequenas empresas, criado em 2006 pela Lei Complementar 123.
Um dos benefícios é que você recolhe, por meio de uma única guia, vários tributos e contribuições: IRPJ, COFINS, PIS, INSS, ISS. Além disso, as alíquotas praticadas para quem se enquadra no Simples também são reduzidas.
Por exemplo, para uma receita bruta de até R $180 mil por ano, a alíquota é de apenas 4,5%. Enquanto isso, para receita bruta de R $3,6 a R $4,8 milhões por ano (a última faixa que pode ser enquadrada no Simples), a alíquota é de 33%. Ainda mais baixa do que a que um advogado autônomo provavelmente pagaria.
Contratar um contador ou uma empresa de contabilidade?
Se o advogado tem domínio da contabilidade, será que ele ainda precisa de um contador? A resposta é: depende, principalmente, da situação do seu escritório.
Vamos imaginar que você tem um escritório pequeno, em que as movimentações financeiras são ainda poucas. Ou seja, não existe tanta informação para registrar e controlar. Além disso, seus recursos ainda são limitados e a contratação de um contador iria prejudicar significativamente os seus lucros.
Nesse caso, pode ser uma boa ideia cuidar da contabilidade pessoalmente, até que o escritório cresça um pouco mais.
Agora vamos imaginar que o seu escritório está em crescimento. Você tem cada vez mais clientes e mais oportunidades de conquistar novos clientes. As movimentações financeiras também estão aumentando em volume e em complexidade.
Nesse caso, vale a pena investir na contratação de um contador e preservar seu tempo para atividades mais estratégicas.
Dicas de contabilidade para advogados
Agora que você já sabe da importância da contabilidade para os advogados, que tal algumas dicas úteis para aplicar em seu escritório de advocacia?
Sempre separe as contas pessoais das contas do escritório. Pequenas ações, como comprar um item de uso próprio com dinheiro do escritório ou colocar recursos do próprio bolso na conta do escritório para evitar que caia no vermelho podem parecer inofensivas. No entanto, elas impedem que a contabilidade seja realista e precisa, como deve ser.
Não deixe os registros para depois. Quando você acumula muitas movimentações financeiras para registrar mais tarde, pode acabar deixando algumas de fora, especialmente aquelas de menores valores. É um erro típico que causa imprecisão nos livros contábeis do escritório. Vale a pena reforçar que até R $0,10 gastos com xerox precisam ser registrados.
Guarde os registros e seus comprovantes pelo tempo adequado. Você pode, sim, ser chamado a prestar esclarecimentos sobre a contabilidade do seu escritório. E se não tiver mais os registros e os comprovantes correspondentes, estará sujeito a sanções como multas. O risco do prejuízo é muito maior do que o trabalho de guardar esses documentos.
Conte com a Contabiliza Express para ajudar na contabilidade do seu escritório de advocacia. Nós somos especialistas em facilitar a sua vida!
Sobre a Contabiliza Express
A Contabiliza Express foi fundada e pensada para a necessidade contábil de pequenos e médios negócios que precisam de um contador sem as burocracias de uma contabilidade tradicional.
Possuímos um sistema 100% online e digital que garante praticidade e facilidade nos processos contábeis de empresas como a sua!
Contamos com diversos planos com valores acessíveis e que cabem no orçamento da sua empresa.
Saia já da burocracia e venha ser Express você também.