Trabalho na área de TI, posso ser MEI?

Trabalho na área de TI, posso ser MEI?

Autor
Contabiliza
Data
Categoria
Contabilidade
Compartilhar

O profissional de TI vem cada vez mais encontrando seu espaço no mercado, e acima de tudo, buscando pela flexibilidade. Até mesmo as empresas estão contratando mais profissionais que trabalham através do MEI, já que elas ficam isentas de algumas responsabilidades que teriam com um funcionário CLT.

TI pode ser MEI?

O profissional de TI pode ser MEI desde que ele se enquadre dentro destas 4 atividades permitidas:

- Comerciante de equipamentos e suprimentos de informática independente - CNAE 4751-2/01

- Instalador(a) de rede de computadores independente - CNAE 6190-6/99

- Instrutor(a) de informática independente - CNAE 8599-6/03

- Técnico(a) de manutenção de computador independente - CNAE 9511-8/00

Ainda não são muitas as atividades permitidas para os profissionais da área, mas caso você esteja incluído em uma destas 4 atividades, poderá se cadastrar no MEI e aproveitar os seus benefícios.

Porém, existem outras formas de como ser PJ em TI.

Autônomo

Nesta modalidade você não estabelece vínculo empregatício e o pagamento é feito por meio de um RPA, ou Recibo de Pagamento Autônomo.

Um imposto municipal será descontado, que varia de 0 a 5%, o ISS. INSS de 11% e IRPF de 22,5%.

Normalmente é uma das opções mais custosas tanto para você quanto para a empresa que contrata o serviço.

Micro Empresa (ME)

Nesta opção seu faturamento anual poderá ser de até R$360 mil. Além de te dar opções como:

- Empresário Individual (EI): Neste modelo, você realizará suas atividades em seu próprio nome. Como Empresário Individual você responderá, por qualquer dívida que sua empresa venha a contrair, solidariamente com seu patrimônio pessoal. Neste modelo não há divisão no patrimônio.

- Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Esta também é uma forma de empresa individual, que é uma alternativa muito boa ao MEI e ao Empresário Individual. A principal vantagem dela para o Empresário Individual é que na EIRELI sua responsabilidade é limitada à sua empresa. Caso sua empresa contraia dívidas, elas serão apenas de sua empresa e seu patrimônio pessoal não é afetado.

Cada vez mais várias profissões estão tendo a possibilidade de trabalhar com MEI ou achar outras alternativas para facilitar o seu dia a dia. Se precisar de ajuda para formalizar a sua profissão ou tirar dúvidas sobre alguma questão contábil, a Contabiliza Express está aqui para te dar todo o suporte que você merece!

Descomplicando termos contábeis

Desta vez no Descomplicado termos contábeis, A Contabiliza Express trouxe termos contábeis que são essenciais para o seu dia a dia na área.

Bens fixos ou imobilizados: São os que representam os bens duráveis, com vida útil superior a 1 ano, como por exemplo: Imóveis, Veículos, Máquinas, Instalações, Equipamentos, Computadores, Móveis e Utensílios.

Faturamento: É o total das Notas Fiscais (ou faturas) emitidas num determinado período ou exercício social pela venda de bens e serviços da empresa ou entidade, que são caracterizados na Receita Operacional Bruta na Demonstração de Resultados do Exercício.

Despesas antecipadas: Compreende os gastos desembolsados antecipadamente que serão considerados como custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte. Ex: Seguros a Vencer, Aluguéis a Vencer, Material de Expediente e Encargos/Juros a Apropriar.

Ponto de equilíbrio (do inglês Break-Even-Point): Trata-se do Ponto de Ruptura, que é o método de estabelecer quantidade de produção e/ou venda em que multiplicado pela Margem de Contribuição Unitária, ou Preço de Venda Unitário (-) Custo Variável, seja igual ao Custo Fixo Total. Desta operação será obtido o Lucro igual a Zero ou nulo e a partir desta quantidade começa-se a obter Lucro.

Notas explicativas (NE): Visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial, ou ainda, estará relacionada a qualquer outra das Demonstrações Financeiras, seja a Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, seja a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Acionista minoritário: É qualquer detentor de ações de uma sociedade anônima (aberta ou fechada) que não seja majoritário.

Contabilidade civil ou social: É o registro das atividades exercidas pelas pessoas que não têm como objetivo final o lucro, mas sim o instituto da sobrevivência ou bem-estar social, principalmente caracterizada pelas ONGs e OSCIPs.

Um contador é a pessoa certa para te ajudar a entender na prática esses termos. Aqui na Contabiliza Express você encontra uma equipe especializada e preparada para desburocratizar e facilitar o dia a dia contábil das pequenas e médias empresas de todo o Brasil.

Sobre a Contabiliza Express

A Contabiliza Express foi fundada e pensada para a necessidade contábil de pequenos e médios negócios que precisam de um contador sem as burocracias de uma contabilidade tradicional.

Possuímos um sistema 100% online e digital que garante praticidade e facilidade nos processos contábeis de empresas como a sua!

Contamos com diversos planos com valores acessíveis e que cabem no orçamento da sua empresa.

Saia já da burocracia e venha ser Express você também.


Fale com nossos
especialistas

Seja qual for a fase que seu negócio esteja, a Contabiliza Express tem o serviço ideal para te ajudar.