Um guia completo com dicas para abrir uma fintech

Um guia completo com dicas para abrir uma fintech

Autor
Contabiliza
Data
Categoria
Contabilidade
Compartilhar

Não há como negar que a tecnologia anda de mãos dadas com o setor financeiro. Grandes empresas e profissionais reinventaram ou abriram seus negócios em novos formatos, obtendo lucros astronômicos. Quando o assunto são serviços financeiros, as fintechs surpreendem.

Empresas como Nubank e Inter não foram desenvolvidas por organizações financeiras, mas por pessoas como você. Dito isso, como é possível começar? Quando dar o pontapé inicial? Como abrir uma fintech? É o que você vai descobrir neste material.

Prepare-se para descobrir os primeiros passos para criar a sua própria empresa, entenda sobre a lucratividade desse modelo de negócios, seus principais desafios e benefícios e vamos para as dicas.

Estude

Antes de iniciar uma fintech, você precisa entender como os negócios e as finanças funcionam. Para construir essa base, é necessário investir em cursos de qualidade relacionados ao assunto. O objetivo é desenvolver as habilidades e conhecimentos tanto na parte financeira como comercial.

Mantenha o foco

Como mencionamos, uma fintech pode atuar em várias áreas, incluindo cobrança financeira, pagamentos, consultoria, ferramentas de negócios e integração com outros sistemas. No entanto, não é incomum que os empreendedores percam o foco.

Como o mercado e o comportamento do consumidor mudam a passos largos, é necessário muito cuidado para manter os objetivos iniciais e seguir um planejamento estratégico.

Identifique o nicho ideal

Escolher um nicho de mercado deve ter como base alguns fatores, como:

- experiência e relacionamento dessas pessoas com as instituições financeiras;

- categoria e faixa etária dos usuários que você pensa em atingir;

- país, estado ou região onde o sistema vai começar a ser implementado.

A partir daí, é possível escolher entre os diversos serviços que podem ser oferecidos. As opções incluem:

- empréstimos;

- gestão de finanças pessoais;

- pagamentos online;

- plataformas de crowdfunding;

- soluções baseadas em criptomoedas.

Invista em tecnologia

Uma das partes mais importantes para o desenvolvimento de aplicativos financeiros está relacionada aos avanços tecnológicos. Conhecer o funcionamento de bancos e instituições financeiras é importante, mas é a tecnologia empregada que caracteriza os serviços de uma fintech.

Isso significa que, para desenvolver uma solução inovadora, não dá para fugir de uma equipe de especialistas técnicos. É necessário encontrar o parceiro de tecnologia perfeito, que atenda às necessidades do projeto e esteja adequado ao orçamento.

Forme uma equipe eficiente

Toda empresa de sucesso é formada por um capital humano eficiente e dedicado. Encontrar os profissionais ideais no meio de uma multidão pode ser um grande desafio, principalmente, se o local escolhido como sede possuir um número limitado de talentos.

Analise a concorrência

Não há nada pior para uma nova startup do que se tornar a cópia de uma empresa que já existe. Isso fere totalmente os conceitos das fintechs.

A melhor maneira de criar um produto inovador e abrir vantagem sobre os concorrentes é estudar cada um deles, identificar suas falhas e fornecer uma solução melhor do que as que já estão ativas no mercado.

Conheça os regulamentos

Serviços bancários e financeiros são altamente regulamentados e por razões óbvias. São várias leis que garantem a proteção desses segmentos e dos seus usuários.

Esses regulamentos podem variar de acordo com o país, estado ou região em que você deseja operar.

Portanto, conhecer profundamente esses processos burocráticos é fundamental. Aqui no Brasil, o Banco Central (BACEN) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) dispõem de várias normativas e regulamentações sobre as atividades financeiras.

Procure sócios e investidores

Abrir uma fintech pode custar caro. Criar um produto incrível requer talento, e adquirir mão-de-obra talentosa não é barato ou simples. Além disso, as organizações tradicionais estão tentando se equiparar aos produtos oferecidos pelas fintechs, aumentando a concorrência.

A sociedade, para o seu novo empreendimento, deve ser formada por profissionais que possam desenvolver os produtos, mas também, que estejam preparados para investir recursos financeiros.

Tenha uma boa estrutura financeira e contábil

Startups de modo geral, mas especialmente as fintechs devem ter uma boa estrutura financeira e contábil, para que o negócio seja escalável. Ou seja, atender às demandas sem aumentar os seus custos e conseguindo manter a qualidade, mesmo com a expansão da empresa e do número de usuários.

Para que a fintech não se perca no próprio crescimento, é necessário:

- contar com uma boa empresa de contabilidade;

- escolher boas ferramentas de gestão;

- manter a estrutura financeira e contábil interligada;

- manter os documentos organizados;

- organizar as finanças;

- planejar a captação de novos talentos;

- planejar a expansão considerando os possíveis pontos críticos;

- revisar o plano de negócios continuamente.

Por isso você sabe que pode contar com a Contabiliza Express. Formada por um time de especialistas, a nossa alegria é ser presente e útil no seu dia a dia.

Sobre a Contabiliza Express

A Contabiliza Express foi fundada e pensada para a necessidade contábil de pequenos e médios negócios que precisam de um contador sem as burocracias de uma contabilidade tradicional.

Possuímos um sistema 100% online e digital que garante praticidade e facilidade nos processos contábeis de empresas como a sua!

Contamos com diversos planos com valores acessíveis e que cabem no orçamento da sua empresa.

Saia já da burocracia e venha ser Express você também.


Fale com nossos
especialistas

Seja qual for a fase que seu negócio esteja, a Contabiliza Express tem o serviço ideal para te ajudar.